inescburg@yahoo.com.br

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (II SNEA)


https://www.doity.com.br/seminarioeducacaoagroecologia

O II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (II SNEA) acontecerá no período de 25 a 27 de outubro de 2016, no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ), em Seropédica/RJ. O Seminário é uma realização conjunta da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) com diversas organizações do estado do Rio de Janeiro (universidades, movimentos, grupos e redes). O Seminário integra as ações do Projeto de Sistematização de Experiências dos Núcleos de Agroecologia realizado pela ABA-Agroecologia (Apoio CNPq/MDA) e pretende dar continuidade aos diálogos iniciados no primeiro Seminário, realizado em Recife em 2013, sobre os princípios e as diretrizes da Educação em Agroecologia.
O tema escolhido para o II SNEA é "Educação em Agroecologia: Resistências e lutas por democracia!" . Compromissado em dialogar sobre as questões atuais de nossa sociedade, o segundo Seminário tem o objetivo de “Identificar, sistematizar, refletir e articular experiências de educação em agroecologia e indicar caminhos para seu fortalecimento, divulgação e popularização”.
A participação no II SNEA está condicionada a submissão e seleção de um resumo sobre Experiência(s) de Educação em Agroecologia, as quais os/as autores/as tenham uma inserção direta. O prazo para submissão de resumos já foi encerrado!

Credenciamento


A inscrição do II SNEA está organizada em quatro categorias:

1) Todas/os Estudantes (todos os níveis de ensino) e Educadoras/es da Educação Básica - Autoras e Autores dos resumos com aprovados (até 2 representantes por resumo aprovado)
2) Demais Educadoras/es, Pesquisadoras/es, Técnicos/as e demais pessoas - Autoras e Autores dos resumos aprovados (até 2 representantes por resumo aprovado)
3) Agricultoras e Agricultores - Autoras e Autores que tiveram seus resumos aprovados (até 2 representantes por resumo) ou Agricultoras/es do Rio de Janeiro envolvidas/os na Comissão Local;
4) Comissão Local - Membros da ABA, da UFFRJ e das demais comissões locais

Como será a apresentação dos resumos?
A metodologia adotada para a apresentação dos trabalhos selecionados não será no formato de apresentação individual e expositiva, orientada por banners e posters. Os resumos aprovados serão debatidos nas rodas de diálogo que acontecerão nas tardes do dia 25 e 26/10 a partir da coordenação de um/a facilitador/a convidado/a, que se encarregará de fazer uma síntese de todas as experiências, de modo a subsidiar e orientar o debate e a reflexão.
A metodologia do Seminário priorizará a mística e outras linguagens para apresentação dos resumos, das práticas e saberes tecidos pelos diferentes estudantes, educadores/as e sujeitos. Dessa forma, incentivamos que os grupos organizem e tragam elementos místicos, bandeiras, sementes, alimentos, instrumentos musicais, filmes e outras expressões. Para facilitação do espaço serão acionadas diferentes metodologias, como as instalações pedagógicas e outros espaços permanentes de troca de experiências.

Nenhum comentário: