inescburg@yahoo.com.br

sábado, 26 de novembro de 2011

Químico proibido em mamadeiras é encontrado em alimentos enlatados



Novos testes da Breast Cancer Fund comprovam a presença do bisfenol A na maioria das latas de comida e bebida
A Breast Cancer Fund, entidade americana defensora da redução de fatores ambientais que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama, calculou o nível de bisfenol A (BPA) que poderia ser encontrado em um jantar de Ação de Graças feito em sua maior parte com enlatados, e os resultados não são bons para quem está preocupado com a exposição ao químico.
Em inúmeros estudos com animais e também em alguns estudos com humanos, o bisfenol A (BPA) foi associado a problemas de saúde como câncer de mama e de próstata, infertilidade, puberdade precoce, diabetes, obesidade e problemas cardíacos. O químico é utilizado no revestimento interno de latas e em embalagens de plásticos de policarbonato. Sua utilização em mamadeiras já foi proibida no Brasil, União Europeia, China, Malásia, Costa Rica e em 11 estados americanos, mas o bisfenol ainda está presente em diversos tipos de embalagens de comida e bebida.
Os testes realizados pela Breast Cancer Fund revelam que quase todos enlatados testados apresentaram níveis de BPA comparáveis aos níveis de estudos associados a doenças. Os resultados também revelaram que os níveis do BPA variam, inclusive considerando o mesmo produto de uma só empresa. Os níveis de BPA em creme de milho da marca Del Monte, por exemplo, variaram de insignificantes até 221 partes por bilhão (ppb). E o do molho de peru da marca Campbell variou de 5 a 125 ppb. De acordo com os cientistas da Breast Cancer Fund, essas variações ocorrem pelas diferenças no processamento, armazenagem e condições de transporte.
O Breast Cancer Fund testou os seguintes produtos:
- Sopa cremosa de cogumelos - Campbell
- Molho de Peru - Campbell
- Leite Evaporado (leite condensado sem açúcar) - Nestlé
- Creme de Milho - Del Monte
- Vagem - General Mills
- Creme de abóbora - Nestlé
- Molho de Cranberry - Ocean Spray
Nos Estados Unidos, esses produtos são muito usados na preparação do jantar de Ação de Graças. Jeanne Rixxo, presidente do Breast Cancer Fund, disse que “preparar um jantar com esses produtos pode expor os consumidores a um preocupante nível de BPA”. O Breast Cancer Fund enviou 28 enlatados (quatro latas de cada produto) para o Laboratório Anresco, um laboratório independente de São Francisco.
Para reduzir a exposição ao BPA especialistas fazem as seguintes recomendações:
- Compre alimentos frescos sempre que possível.
- Considere alternativas aos alimentos e bebidas enlatados.
- Use recipientes de vidro quando for aquecer alimentos no microondas.
Com informações de:
Consumer Reports – 15/11/2011
Food Safety News – 17/11/2011
Breast Cancer Fund
Fonte: O Tao do Consumo, 22/11/2011.

Nenhum comentário: