inescburg@yahoo.com.br

sábado, 9 de abril de 2011

Vaca geneticamente modificada produz leite semelhante ao humano

Estudo feito por cientistas chineses afirma que nova técnica pode substituir o leite materno - por Globo Rural Online

Um estudo publicado pelo jornal Plus One (que divulga artigos científicos) afirma que cientistas chineses conseguiram desenvolver vacas geneticamente modificadas capazes de produzir leite com propriedades semelhantes aos do leite materno.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, os pesquisadores teriam introduzido genes humanos em 300 vacas, que passaram a produzir leite com nutrientes essenciais para o sistema imunológico dos bebês.

Os autores do estudo acreditam que o leite de rebanhos de vacas geneticamente modificadas poderia oferecer uma alternativa ao leite materno e ao leite em pó para bebês, muitas vezes criticado como sendo um substituto inferior.

“As mães nem sempre desejam a amamentação e, às vezes, até evitam a lactação. Portanto, o desenvolvimento de fontes alternativas às proteínas do leite materno seria benéfico para a saúde infantil", afirmam.

Ao site Popsci, o diretor do Laboratório State Key para Agrobiotecnologia da Universidade Agrícola da China e principal autor do estudo, Li Ning, afirmou que o leite materno contém todos os nutrientes que uma criança necessita, mas o leite de vaca não é tão facilmente digerido ou absorvido. “Fazer o leite de vaca mais humano poderia dar um impulso aos laticínios nutricionais”, disse.

Segundo o jornal The Telegraph, a pesquisa tem o apoio de uma grande empresa de biotecnologia, mas está sendo criticada por grupos de proteção aos animais, que reagiram com indignação, questionando a segurança do leite de animais geneticamente modificados e seus efeitos sobre a saúde do gado.

Leia Mais

Indústrias se posicionam sobre presença de transgênicos em produtos:
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI218908-18077,00-INDUSTRIAS+SE+POSICIONAM+SOBRE+PRESENCA+DE+TRANSGENICOS+EM+PRODUTOS.html


PESQUISA CRIA FRANGOS TRANSGÊNCICOS PARA EVITAR GRIPE AVIÁRIA:

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI202236-18079,00-PESQUISA+CRIA+FRANGOS+TRANSGENICOS+PARA+EVITAR+GRIPE+AVIARIA.html

Nenhum comentário: