inescburg@yahoo.com.br

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lançamento do livro "Pastoreio Racional Voisin"

Na próxima quinta-feira, dia 17, estará na UFSM o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado para o lançamento de seu livro Pastoreio Racional Voisin - Tecnologia Agroecológica para o Terceiro Milênio. O lançamento será às 14h30min no auditório Claudio Mussoi do Centro de Ciências Rurais (CCR), prédio 42 do campus.
O Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado fará uma conversa informal com os presentes. A entrada é gratuita.

O livro contesta a conduta da agropecuária convencional, oferecendo nova metodologia para a produção à base de pasto. Destaca como soluções inovadoras: a lei da fertilidade crescente dos solos, a transmutação dos elementos com baixa energia, o ciclo etileno, a trofobiose, o efeito saliva, novo conceito de bebedouro para animais, interdependência da parte aérea e do sistema radicular dos pastos, entre outros. O texto descreve detalhadamente os mecanismos e relata os resultados positivos de experiências comprovadas em diversos países, que incorporaram uma verdadeira conduta agroecológica na produção orgânica de carne e/ou leite, a partir dos princípios do PRV.

Graduado em Agronomia (1950) e Doutor em Fitotecnia (1959) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luiz Carlos Pinheiro Machado é autor de diversos trabalhos técnico-cientí ficos, publicados em periódicos científicos de destaque, livros, revistas, anais de congressos, entre outros

Foi paraninfo de 40 turmas do curso de Agronomia, das Universidades: UFSC, UFRGS, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Paraná. Além de ter sido acolhido como sócio honorário da Associação Cubana de Produção Animal, da Associação Paranaence de Suinocultores, da Associação Paulista de Engenheiros Agrônomos e do Centro de Engenheiros Agronômos da Argentina, Luiz Carlos Pinheiro Machado recebeu, em 1983, o prêmio Mérito Agronômico do Brasil, outorgado pela Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil. Com experiência na área de Zootecnia e principalmente Suinocultura, atualmente é professor aposentado da Pós-graduação em Agrossistemas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Divulgação:
GRUPO DE AGROECOLOGIA TERRA SUL - GATS
www.ufsm.br/ gats
Universidade Federal de Santa Maria.
Avenida Roraima, nº 1000 Camobi
97105-900 Santa Maria, RS - Brasil

Nenhum comentário: