inescburg@yahoo.com.br

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ana Primavesi - Solo Vivo

Pioneira da agroecologia no país, Ana Primavesi ensina há mais de 60 anos que é possível aliar a produção de aliementos à conservação do meio ambiente

As palestras não tem como destino apenas ouvintes já acostumados a sua orientação ecológica. Seu público é bem mais amplo. Deveria ser lida e ouvidada por todos os que se preocupam com sua saúde e a do planeta.

Formada em Ciências Agrárias pela Universidade Rural de Viena, Áustria e com Ph.D. em Nutrição Vegetal, Ana Primavesi dá cursos, profere conferências e é consultora sobre agroecologia e correto manejo da terra. Com oito livros publicados, dezenas de artigos científicos e larga experiência, expressa com precisão seu ponto de vista sobre a presente situação planetária e as condições para a sobrevivência da espécie humana.

Saiba mais dos CDs de suas palestras lançados pela Irdin Editora pelo site:
www.irdin.org.br



TEXTO JANICE KISS
FOTOS ERNESTO DE SOUZA


Desde o início, ela manteve uma relação de intimidade com a terra. Talvez faça parte da herança da família de agricultores, no vilarejo de St.Georgen Ob Judenburg, no sul da Áustria. E foi na capital daquele país, Viena, que ela cursou Agronomia e casou-se com um colega de profissão. Mas a forte ligação com a natureza fez a agrônoma Ana Maria Primavesi ir na contramão das técnicas estabelecidas e procurar sempre se guiar pelos sinais que o solo oferece. Na sua forma de diagnosticá-lo, estão inclusas as práticas de cheirar a terra para saber se a matéria orgânica foi enterrada profundamente e sentir entre as mãos sua textura como indicativo do equilíbrio de nutrientes.

Por mais de 60 anos, a maior parte deles no Brasil, ela se aperfeiçoa numa agronomia que, no seu modo de ver, 'não compete com as leis da natureza'. A doutora Ana Primavesi que preferiu excluir o Maria de seu nome por uma recomendação da numerologia, pois 'não dava um número bom', é considerada uma das pioneiras da agroecologia no país, ciência que leva em conta o restabelecimento ou a conservação do solo permeável protegido por uma vegetação diversificada. Numa tradução simplificada, significa extrair dos recursos naturais as condições ideais para o desenvolvimento das lavouras.

Recomenda-se uma revisão de conceitos a quem se apressa em classificar essa forma de trabalho como alternativa. Essa senhora de 83 anos é responsável pela formação de três gerações de profissionais das ciências agrárias, cujo princípio básico é adequar a produção agrícola ao respeito de cada agroecossistema. Difícil de entender? Ana retoma sua própria história. 'Vivi uma época em que a agricultura química praticamente não existia', esclarece. Ela se refere à fazenda dos pais e de tantos outros camponeses que tocavam seus plantios antes da Revolução Verde, uma campanha iniciada nos Estados Unidos, durante a década de 60, que implantou a mecanização e o uso de defensivos nas plantações. O enfoque da Universidade Rural de Viena, onde se formou nos anos 40, era o mais próximo possível do que ela apregoa até hoje: garantir às gerações futuras o alimento e a conservação do meio ambiente.

No seu modo de entender, os métodos de cultivo da terra em 1945 eram mais avançados se comparados aos dos dias de hoje, porque os homens não tinham optado pela monocultura. 'O plantio único nos trouxe uma avalanche de doenças aplacadas por agrotóxicos', afirma. E Ana Primavesi aproveita para dar uma aula. 'O adubo químico é basicamente formado por três elementos e a planta necessita de 45', diz.

Suas comparações nem de longe evocam uma espécie de saudosismo. Ela as utiliza como dados valiosos nas palestras que costuma proferir, atendendo a convites, em países da América Latina e Europa. No ano passado foram quase 40.


veja um texto sobre Ana Primavesi - http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC500416-1641,00.html

7 comentários:

cleana Baturite(ceara) disse...

uma historia belissima a ser seguida,nos dias de hoje onde a evasao do campo e muito grande,nesse tempo acelerado que se encontra o amor pela terra nao existe mais.queremos tudo rapido,e e ai que o agrotoxico vence.

Ubirajara de Almeida disse...

Já faz um tempo que procuro mais informações sobre Agroecologia. Leio Costabeber, Caporal entre outros. Acabei de conhecer hoje pela manhã a histírio da Dr.Ana Primavesi e logo fui buscar na net mais artigos e informações. Vou ver se faço uma lista de amigos que estudam este assunto para repassar o que já consegui atravéz de você e também para comprar o livro. Parabens pelo ótimo trabalho.

Ubirajara de Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Excellent goodѕ from уou, mаn.
I've understand your stuff previous to and you're just extremely magnificent.

I гeally liκe what you've acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can not wait to read far more from you. This is actually a wonderful site.

Also visit my weblog ... CarbonPoker Bonus

Anônimo disse...

My brοther гecommended I might liκе thiѕ blog.
He was totаlly right. Тhiѕ ρost trulу maԁe my daу.
Yоu cаnn't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

Feel free to surf to my site ... Red Kings Poker Promotions (ukinquiry.org)

Anônimo disse...

Greetіngѕ I am so happу I found your blog ρagе,
Ι really found you bу аccident, while I was looκing on
Askjеeνе for somethіng еlse, Anyways
Ι am here noω and would just likе to
saу thanks fоr а fantаstic post аnd a all round exciting blog (Ι also love the theme/dеsign),
I don't have time to read it all at the minute but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the fantastic work.

Here is my weblog - InternetRead

Anônimo disse...

Usually I dοn't learn article on blogs, however I would like to say that this write-up very forced me to try and do so! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite nice article.

my website; AmericasCardRoom Offer - -