inescburg@yahoo.com.br

quinta-feira, 10 de julho de 2008

V Festa das Sementes e III Encontro Regional de Agroecologia



*31 de julho de 2008 – Ampere - Paraná*

A Festa das Sementes nasceu da necessidade e preocupações das entidades regionais do Sudoeste do Paraná, em resgatar formas autônomas de eprodução de animais e vegetais omo contraponto ao modelo de monopólio e expropriação praticado pelas multinacionais, politicamente expressa na estratégia do agronegócio. Nesta quinta edição será dada um enfoque especial para as sementes de hortaliças.

Neste sentido, o Encontro Regional de Agroecologia é um esforço das entidades regionais para socializar e avançar nas práticas agroecológicas, articulando-se com a Rede Ecovida de Agroecologia no Sul do Brasil.

Na programação do dia, além da troca e distribuição de sementes, terá uma palestra com o Professor da Unijuí Antônio Inácio Andrioli que é mestre em Educação nas Ciências, pela Unijuí e doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Osnabruck, na Alemanha; serão desenvolvidas, também, oficinas com temáticas específicas, que formularão diretrizes e sugestões a serem incorporadas pelo conjunto de entidades em suas práticas.

A palestra enfocará a conjuntura do monopólio das sementes pelas multinacionais, a monocultura como estratégia de avanço do agronegócio, a insegurança alimentar, os efeitos da transgenia e a redução da diversidade de alimentos e de sementes.

As oficinas enfocarão questões como: a) sementes de hortaliças; b) água e agrofloresta; c) agroindústrias; d) galinhas caipiras e raças puras; e) legislação sobre as sementes; f) feiras e cooperativas de comercialização solidária da Agricultura Familiar; g) resgate e diversificação de sementes diversificadas; h) Pronaf Sistêmico; i) Leite ecológico com o enfoque na homeopatia.

O objetivo é vincular o enfrentamento desta problemática com um projeto estratégico para a nação, onde a produção de alimentos saudáveis e diversificados, em quantidade suficiente, passa pelo reconhecimento e valorização da agricultura familiar, através de políticas estruturantes nas diversas dimensões do desenvolvimento, desde a educação, a cultura, a produção, saúde e saneamento, entre outras.


*PROGRAMA DO DIA:*

*8,30 ás 9,30: *recepção dos participantes, das sementes e dos alimentos
*9,30 ás 10,00: *mística de abertura
*10,00 ás 11,30: *palestra com Antônio Andrioli e debate
*11,30 ás 12,15: *partilha das sementes
*12,15 ás 13,30: *almoço partilhado
*13,30 ás 15,00: *oficinas
*15,00 as 16,00: *plenária de socialização e encaminhamentos

*Atenção para essas orientações:*

1. levar sementes crioulas para a troca;
2. fazer o cadastro de todas as sementes para um banco de dados que
será disponibilizado depois. Para evitar tumulto no dia, será
necessário fazer o cadastro antes, ainda nos municípios. Segue em
anexo um formulário para o cadastramento das sementes;
3. todos e todas deverão levar seu alimento pronto para o almoço.
Esse alimento será partilhado. Uma equipe receberá os alimentos
que serão colocados em comum

Nenhum comentário: