inescburg@yahoo.com.br

sexta-feira, 7 de março de 2008

Correios alertam para e-mail falso em nome da empresa

Qui, 06 Mar, 06h15

Agência Estado

Os Correios são a nova vítima de golpistas da internet. Circula na rede um e-mail em nome da empresa com o aviso de recebimento de um suposto "telegrama online". No corpo da mensagem, há um link que, se acessado, pode roubar dados do computador. A mensagem é falsa e os Correios alertam que o e-mail deve ser apagado. "Tomamos conhecimento de que falsos e-mails, que podem conter vírus ou agentes maliciosos, estão sendo enviados em nome dos Correios. Por isso, caso receba alguma dessas mensagens, essas deverão ser apagadas imediatamente", diz comunicado da empresa.

A mensagem falsa tem, inclusive, erro de português: o texto diz que "não há intermidiação (sic) humana" no processo de envio dos telegramas. A assessoria de imprensa da empresa esclarece que a estatal não envia mensagens eletrônicas para os clientes. Outro ponto a ser observado é que a existência de um "telegrama online" faz pouco sentido, já que a mensagem do telegrama poderia ser enviada diretamente no próprio e-mail, sem o uso de um serviço adicional.

Os Correios são vítima freqüente dos hackers. A empresa tem registros de e-mails falsos que comunicam chegada de Sedex, solicitam atualização de dados para entrega de encomenda ou pedem informações de empresas para o sistema de licitações dos Correios. Em todos esses casos, as mensagens instalavam vírus ou programas espiões no computador da vítima.

Nenhum comentário: