inescburg@yahoo.com.br

sexta-feira, 7 de março de 2008

Chamada de artigos – Revista Caderno Espaço Feminino nº19

Dossiê temático: Comida e Gênero

Organizadoras: Mônica Chaves Abdala (mcabdalasa@yahoo.com.br) e Renata Menasche (menasche@portoweb.com.br)

Prazo final para enviar artigos: 31 de agosto de 2008

Enviar para: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/information/authors (link para submissões on line)

o dossiê Comida e Gênero

O objetivo deste dossiê consiste em reunir artigos que, a partir de estudos centrados nas injunções entre alimentação e cultura, evidenciem, analisem e discutam as relações sociais de gênero. Se a alimentação remete à cultura e se somos o que comemos, como entender os papéis sociais de mulheres e homens a partir de suas relações com os saberes e práticas da alimentação? Como pensar comida e gênero?

a revista e orientações aos colaboradores

A Revista Caderno Espaço Feminino, do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, foi criada em 1994, pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher – NEGUEM. A Revista está registrada sob o ISSN 1516-9286, sendo indexada no DATAÍNDICE de Ciências Sociais – IUPERJ; CLASE-CICH-UNAM (México); Hispanic American Periodicals Index – HAPI; LATINDEX Portal Iberoamericano; Portal Feminista e Base de Dados FRANCE. Tem como objetivos: publicar artigos e resenhas relativos a resultados de pesquisas e experiências multidisciplinares tendo a categoria gênero como perspectiva conceitual; promover a divulgação de produção científica do NEGUEM e de outras instituições nacionais ou internacionais; possibilitar a publicação de artigos no campo dos Estudos Feministas.

O Caderno Espaço Feminino é uma revista multidisciplinar que, ainda que possuindo Conselho Editorial, não se responsabilizará pelos conteúdos de cada texto publicado, uma vez que dispõe-se a contemplar a pluralidade de perspectivas teórico-metodológicas. Assim, cada colaborador(a) deverá esclarecer – em nota de rodapé ou no próprio texto – os conceitos empregados, também porque o(a) leitor(a) não necessariamente pertencerá à mesma área.

Ao aceitarmos artigos para a publicação, exigimos que os mesmos venham revisados quanto à ortografia e sintaxe.

As colaborações a serem publicadas na Revista Caderno Espaço Feminino poderão ter os seguintes formatos:

a) Artigos originais que apresentem contribuição inteiramente nova ao conhecimento e que estejam relacionados com trabalhos na área de gênero e afins. Incluem-se aqui os resumos de trabalhos com resultados parciais e/ou finais originados de projetos de pesquisa. Os trabalhos devem conter resumo em português e em inglês (com cerca de 04 linhas); palavras-chave em português e em inglês (mínimo de três e máximo de cinco); referências bibliográficas e notas no pé de página. Os trabalhos não devem exceder a 25 laudas, incluídos anexos.

b) Resenhas devem conter um mínimo de 03 e um máximo de 05 páginas e respeitar as seguintes especificações técnicas: dados bibliográficos completos da publicação resenhada no início do texto, nome(s) do(s) autor(es) da resenha com informações, no pé da página, sobre a formação e a instituição a que esteja vinculado; referências bibliográficas e notas no pé de página.

c) Biografias

d) Entrevistas

O material para publicação deverá ser encaminhado para a revista em versão eletrônica, digitada em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12 e obedecendo, para margens, as seguintes orientações: direita e inferior: 2,5cm; superior: 3cm; esquerda: 4cm. O envio do material deve ser realizado a partir do procedimento estabelecido para submissões on line, disponível no seguinte link: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/information/authors

O(a/s) autor(es/as) deverá(ão) eliminar do material qualquer informação que permita sua identificação (ver: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/help/view/editorial/topic/000044)

Ao enviar o material para publicação, o(a)(s) autor(a)(es) está(ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais. Todos os artigos serão apreciados pelo Conselho Editorial. A simples remessa dos originais, implica em autorização para a publicação do mesmo.

A Revista Caderno Espaço Feminino compromete-se a informar os autores(as) sobre a publicação ou não de seus textos.

CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO

1. O texto pode ser escrito em português, espanhol, inglês ou francês.

2. As notas deverão ser inseridas no rodapé de página, com numeração seqüenciada.

3. As citações dos autores mencionados no texto devem ser feitas no estilo francês/numérico, ou seja, após a última palavra da citação, deve-se colocar um número de referência para remeter à nota de rodapé de página, a qual deve conter todos os dados do texto citado (autor, título, local de publicação, editora, data, página citada) se for a primeira vez que se menciona o autor no artigo. Da segunda vez em diante que se citar o autor e a mesma obra, e se for de modo subseqüente, deste usar ibidem.

Exemplos de notas de rodapé para citação do autor:

1 MANGUEL, Alberto O livro e os dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 33. 2 Ibidem, p. 102.

4. Apresentar, ao final do texto, referências bibliográficas em ordem alfabética, de acordo com as atuais normas da ABNT.

Exemplos de referências bibliográficas, mais comumente utilizadas:

MANGUEL, Alberto. O livro e os dias: um ano de leituras prazerosas. Trad. José Geraldo Couto. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

FREITAG, Bárbara; COSTA, Wanderley F. da; MOTTA, Valéria R. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.

LAVERDI, Robson ; PAULA, Dilma Andrade de. (Re)vivendo a escola: a organização dos acervos documentais do Colégio Estadual Eron Domingues (1958-1998). Cadernos de História, Uberlândia: EDUFU, v. 1, n. 10, p. 67-82, mar.2001/mar.2002.

COELHO, Araci Rodrigues. Escolarização do tempo histórico pelos livros didáticos de História para crianças: uma análise dos livros didáticos de História (1º a 4º anos) do PNLD 2000/2001. Belo Horizonte, 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

DAVIES, Nicholas. As camadas populares nos livros de História do Brasil. In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de História e a criação do fato. 7 ed. São Paulo: Contexto, 1997. p. 93-104.

CAMPOS, Alexandre Cândido de O. O Ensino de História na Revista Brasileira de História. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23, 2005, Londrina. Anais Eletrônicos. Disponível em: http://www.anpuh.uepg.br/xxiiisimposio/anais. Acesso em: 01 out. 2006.

5. As citações de até 3 linhas devem ficar no próprio corpo do parágrafo, entre aspas. Já as citações maiores devem vir separadas do parágrafo, fonte normal 10, espaço simples, recuada à direita 4 cm, sem aspas.

6. As ilustrações (fotos, tabelas, gráficos), quando forem absolutamente indispensáveis, deverão vir junto com o texto, e acompanhadas da respectiva legenda (de acordo com normas da ABNT).

7. Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado e não foi publicado em nenhum outro órgão.

8. Em alguns casos, os textos poderão ser devolvidos aos autores com sugestões para adequá-los à publicação.

9. O(s) autor(es) que tiver(em) seu artigo publicado receberá(ão) três exemplares do número ou volume da Revista .

E-mail: neguem@inhis.ufu.br

Site: www.neguem.ufu.br

Nenhum comentário: